Escoliose Congênita: Causas, Diagnóstico e Tratamento

Postado em: 16/10/2023

Escoliose Congênita

A Escoliose Congênita é uma condição médica que causa uma alteração na curvatura na coluna desde o nascimento. O tratamento varia de acordo com uma série de fatores.

No conteúdo de hoje, vamos conversar com mais detalhes sobre essa condição e os tipos de tratamento mais comuns. Continue a leitura para saber mais!

O que é a escoliose congênita?

A escoliose congênita é uma condição na qual a alteração na curvatura da coluna vertebral está presente desde o nascimento. Diferentemente da escoliose idiopática, cuja causa é desconhecida, a congênita pode ocorrer por algumas causas, como fatores genéticos. 

Essa condição pode ocorrer com diferentes graus de curvatura. O diagnóstico e o acompanhamento médico são muito importantes.

Como é feito o diagnóstico da escoliose congênita?

O diagnóstico da escoliose congênita envolve uma avaliação abrangente por um ortopedista. O processo geralmente segue os seguintes passos:

  • Histórico médico: O médico revisa o histórico do paciente, devendo considerar inclusive qualquer histórico familiar de problemas na coluna vertebral;
  • Exame físico: O médico realiza um exame físico minucioso, observando a postura e avaliando a coluna vertebral em busca de curvaturas anormais;
  • Radiografias: Radiografias fornecem informações detalhadas sobre a extensão e a gravidade da curvatura;
  • Avaliação da gravidade: Com base nas radiografias, o médico determina o ângulo da curva e a localização da deformidade. Isso ajuda a classificar a escoliose em leve, moderada ou grave;
  • Avaliação de outras anomalias: Em casos de escoliose congênita, o médico também pode avaliar se há outras anomalias esqueléticas ou órgãos afetados.

O diagnóstico da escoliose congênita pode ser feito em diferentes momentos da vida, dependendo de quando são percebidos sinais dessa condição ou de identificação durante consultas de rotina ou com outros objetivos.

Quais são os tipos mais comuns de tratamento para escoliose congênita?

O tratamento da escoliose congênita varia de acordo com diferentes fatores, como a gravidade da curvatura e a idade do paciente. Confira algumas das modalidades.

Observação e Cuidados no dia a dia

Para curvas leves, o médico pode optar por monitorar a progressão da curvatura ao longo do tempo, sem intervenção imediata. Já é recomendável tomar cuidados com a postura, Evitar sobrecarga para a coluna e buscar atividades apropriadas para cada caso. Você pode conversar com o médico sobre indicações de atividades físicas, por exemplo.

Fisioterapia

Exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos das costas e cuidar da postura, proporcionando alívio dos sintomas (se houverem) e auxiliando na estabilização da curvatura.

Órteses

O uso de órteses como coletes ortopédicos pode ser recomendado, especialmente para pessoas em crescimento. Eles ajudam a controlar a progressão da curvatura.

Cirurgia

Em casos mais graves, como quando a curvatura ameaça órgãos vitais ou traz outros prejuízos para os quais métodos não cirúrgicos não são suficientes, a cirurgia é considerada. 

Apoio emocional

A escoliose pode ter impactos emocionais, como na autoestima e na autoimagem, por exemplo. É muito importante considerar esses aspectos, buscando recursos e apoio, inclusive em casos de crianças e adolescentes. Um psicólogo pode trazer contribuições significativas, além de também ser importante incentivar/buscar atividades que fazem bem (dentro do que for apropriado para cada um. É possível conversar com o médico sobre o que é seguro ou não em cada caso).

Escolha do tratamento

Ao escolher o tratamento, vários fatores devem ser considerados pelo médico, como a idade do paciente, a gravidade da curvatura, a presença de sintomas, a progressão da curvatura e a resposta a tratamentos anteriores. A decisão é geralmente tomada em conjunto com o paciente, com base em uma avaliação completa da situação clínica. 

O tratamento da “Escoliose Congênita” é um processo individualizado que requer consideração de diferentes fatores. Agora você sabe um pouco mais sobre essa condição!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.