Após terminar meu treinamento em cirurgia da coluna vertebral na Santa Casa de Misericórdia de SP, saí em busca de mais conhecimento fora do país. Ingressei num programa de Research Fellowship no Children’s Hospital of Philadelphia, nos Estados Unidos. Ao iniciar o programa em 2012, notei uma gigantesca diferença no manejo dos pacientes com escoliose.

O que é?

A escoliose é um desvio tridimensional da coluna vertebral. Pode ocorrer em qualquer fase da vida e possuem diversas causas como tumores, traumas, cirurgias cardíacas na infância, malformações da coluna e das costelas, paralisia cerebral, síndromes e doenças genéticas, alterações da medula e, na maior parte dos casos, ausência de causa identificável (chama de escoliose idiopática).

Quando suspeitar?

Pode ser muito difícil identificar a escoliose. Alguns sinais que podem levar ao seu diagnóstico incluem:

  • Diferenças nas alturas dos ombros
  • Assimetrias nas pregas da pele na altura da cintura
  • Diferenças na simetria das mamas e das costelas
  • Aparecimento de gibas ou assimetrias na região da coluna torácica e lombar

Como diagnosticar?

O diagnóstico de escoliose é confirmado através de exames de imagem. Podem ser utilizadas radiografias panorâmicas da coluna vertebral em pé sempre que possível nas incidências póstero-anterior e perfil.

Sempre que possível, recomenda-se a substituição da radiografia pelo EOS, exame que possibilita menor exposição à radiação ionizante. Infelizmente o EOS ainda é pouco disponível e custoso em nosso meio.

Através do exame de imagem é possível mensurar a escoliose através do método de Cobb. Pode-se ainda avaliar alguns marcadores de maturação esquelética, importantes para a definição do melhor tratamento possível.

Como tratar?

O tratamento da escoliose depende da sua causa, do tamanho da curva mensurada pelo método de Cobb e do grau de maturação esquelética.

Para saber mais sobre cada tipo de escoliose, clique nos links abaixo.

Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA).
Escoliose de Início Precoce.
Escoliose Neuromuscular.

AGENDE UMA CONSULTA